Gostou? compartilhe!
Os extintores de incêndios são obrigatórios em qualquer edificação, estabelecimento ou empresa e a existência de outras medidas de segurança não exclui o uso do extintor.
Tipos de extintores de Incêndio
Antes de tratar sobre quais são os tipos e quais os cuidados que devem ser tomados com os acessórios para extintores de incêndio, é importante identificar os tipos de extintores existentes e suas aplicações.
Existem quatro tipos de extintores, o extintor carregado com água pressurizada é indicado para apagar pequenos focos de incêndio em materiais sólidos, como madeira, papel, tecidos, plásticos. O extintor com gás carbônico é indicado para conter focos de origem elétrica, já que, nesse caso, a água funcionaria como condutor.
O extintor com pó químico seco é indicado para apagar focos de incêndio com origem em líquido inflamáveis e o extintor com pó químico especial age em metais inflamáveis.
Principais acessórios para extintores de incêndio
Os acessórios para extintores de incêndio vão de indicador de pressão até suporte, o extintor pode ser colocado em um suporte elevado ou abrigos embutidos na parede, o local deve estar sempre sinalizado e em um edifício de grande porte, é necessário, no mínimo, dois extintores por andar.
Os acessórios para extintores de incêndio não se resumem às peças físicas do produto, fique atento ao selo em papel moeda que deve estar presente no corpo do extintor, este indica que o mesmo está dentro das normas do Inmetro, instituto que faz as avaliações no produto.
Cuidados básicos com os acessórios para extintores de incêndio
Assim como há cuidados básicos de manutenção com o extintor de incêndio, os seus acessórios precisam dessa mesma atenção.
Os acessórios para extintores de incêndio devem ser checados e trocados, quando necessários. Os acessórios para extintores de incêndio como o manômetro, as válvulas, o difusor e as mangueira, devem estar em bom estado para que não ocorram falhas no momento de uma emergência. A troca desses acessórios é necessária, devido ao desgaste físico, a pressão contida no extintor pode causar estes imprevistos.
Recarga dos extintores e a manutenção de seus acessórios são atividades que devem ser realizadas regularmente, de acordo com as orientações normativas. É importante ressaltar que nessas situações de recarga ou manutenção, os locais não podem ficar desprovidos de extintores, enquanto se realiza a manutenção e recarga. Utilizar uma escala de revezamento é uma opção nesse período.
A Brasil Seguranças oferece acessórios para extintores de incêndio e placas de sinalização, para que você se certifique que suas medidas preventivas serão eficientes em situações de emergência.