Gostou? compartilhe!
Clique nas imagens para ampliar
As mangueiras contra incêndio tem como principal função conduzir a água, que é utilizada na extinção de um princípio de sinistro ou de um incêndio, de uma fonte de água até o local de onde se originam as chamas.
Encontradas nos diâmetros de 2 ½" (65 mm) e 1 ½" (38 mm) as mangueiras contra incêndio são comercializadas em diversos tamanhos de comprimento que variam entre 15, 20, 25 e 30 metros. Elas são fabricadas respeitando a NBR 11861/98 da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.
De acordo com o que foi determinado pela NBR 14349/99 da ABNT o fabricante deve fornecer a mangueira de incêndio com união ou seja, a empatação da mangueira é feita pelo próprio produtor da mangueira, não podendo esta função ser delegada a terceiros sem consentimento e acompanhamento de quem a fabricou.
Como é a composição das mangueiras contra incêndio?
Tubo Interno - fabricado a partir de borracha sintética, deve possuir como principais características um acabamento perfeito com a trama de nylon, um tubo liso (diminuindo as perdas de carga) e a uniformidade de sua espessura de tubo.
Tecido Externo - é fabricado a partir de fibras sintéticas. Estas fibras devem contar com boa resistência a agentes químicos, boa resistência à abrasão, enorme resistência à ruptura e não deve apresentar mofo quando guardada em ambiente úmido.
Urdume - é o nome empregado ao conjunto de fios que correm ao longo do comprimento do tecido. Sua principal função é a de proteger as mangueiras contra incêndio da pressão interna ao longo do seu comprimento (seção longitudinal).
Trama - conjunto de fios que correm circunferencialmente em torno do tubo interno. No período da sua fabricação, na tecelagem circular, esses dois fios são entrelaçados. Sua função é proteger as mangueiras contra incêndio em relação à pressão circunferencial (plano perpendicular ao tubo interno).
Vulcanização - é o processo através do qual o tubo de borracha é inserido dentro da capa de nylon. Os extremos das mangueiras são unidos a uma tubulação onde é injetado vapor d'água fazendo a união entre o tubo interno e o tecido externo. A espessura do tubo de borracha muda de acordo com a pressão de trabalho com qual a mangueira será submetida.
Conselhos importantes:
- Depois de cada ano de utilização, todas as mangueiras contra incêndio deve ser submetida a ensaio hidrostático, a fim de garantir as condições de uso e segurança.
- Não arraste a mangueira por cantos vivos, pontiagudos ou bordas cortantes;
- Evite contato direto das mangueiras contra incêndio com o fogo, brasas ou superfícies quentes;
- Não arraste a mangueira e uniões sobre o piso;
- Não permita as uniões caiam, elas poderão amassar dificultando ou impedindo o seu acoplamento quando necessário;
- Nunca guarde a mangueira molhada;
- Não utilize produtos químicos para lavar a mangueira, utilize apenas sabão neutro e água corrente;