Gostou? compartilhe!
Clique nas imagens para ampliar
A definição de leis e normas para a proteção contra incêndio e medidas preventivas a serem seguidas por todos os locais levam em conta a proteção da vida, em primeiro lugar e em segundo plano, a proteção do patrimônio.
Em locais onde exista uma grande circulação ou permanência de pessoas o cumprimento dessas leis é fundamental. Por esse motivo, o uso de mangueiras de incêndio para condomínio é uma das exigências legais que deve ser seguida em qualquer condomínio residencial ou comercial, de pequeno ou grande porte.
Importância das mangueiras de incêndio para condomínio:
Quando estamos falando de um ambiente residencial e com uma grande aglomeração de pessoas, é obrigatório um sistema de prevenção e combate a incêndios. O início de pequenos focos de incêndio podem acontecer. É comum dentro de um condomínio que o fogo seja provocado por vazamento de gás, causa elétrica, acidentes domésticos, entre tantas outras causas, por isso, é necessária a instalação de mangueiras de incêndio para condomínio.
É extremamente importante que o local ofereça mangueiras de incêndio para condomínio em cada andar, nas áreas de circulação e nos locais de uso coletivo, distribuídos na quantidade e tipos, de acordo com as orientações normativas. No entanto, essa não é a única medida protetiva a ser tomada.
Uma mangueira de combate a incêndio, mesmo bem localizado e estando em condições adequadas para uso, somente se tornará um equipamento eficiente no combate a um foco de incêndio, se as pessoas do local saibam manusear corretamente as mangueiras de incêndio para condomínio .
O que fazer para evitar ou combater incêndios:
Para não acabar sofrendo com prejuízos desastrosos no caso de incêndio, é extremamente importante que os responsáveis pelos condomínios estejam sempre atentos às condições dos itens de segurança da edificação. Nesse sentido, é fundamental que os extintores e as mangueiras de incêndio para condomínio estejam em locais de fácil acesso, além de aptos para serem utilizados com máxima eficiência.
Como utilizar as mangueiras de incêndio para condomínio corretamente:
- Os acoplamentos devem ficar enrolados para fora para facilitar o engate no registro e no esguicho;
- É necessário que a mangueira fique desenroscada do registro, já que essa conexão só deve ser feita no momento do seu uso;
- É importante desenrolá-la e verificar se existe qualquer tipo de furo, nós, trechos desfiados, ressecados ou desgastados, que podem prejudicar a performance do aparelho;
- As juntas não podem estar amassadas;
- Não pode existir água no seu interior ou dentro da caixa hidrante. Isso provoca o apodrecimento da mangueira e a oxidação do local.