Gostou? compartilhe!
Clique nas imagens para ampliar
A Norma Brasileira que diz respeito aos aspectos construtivos e de desempenho das mangueiras de incêndio certificada ABNT é a norma ABNT NBR 11861.
A criação desta norma aconteceu em duas fases:
Na primeira fase aconteceu a elaboração do primeiro texto base que foi editado por volta de 1990 sob a especificação EB 2161. Em 1992 essa codificação foi transformada para a Norma NBR 11861, tendo sua validade até setembro de 1998.Readequando-se às necessidades do mercado, essa norma teve que passar por uma revisão. Sendo esta publicada em outubro de 1998.
Uma das principais mudanças que aconteceram nessa revisão foi a obrigatoriedade, por parte dos fabricantes, em comercializar mangueiras de incêndio com união. Essa mudança causou uma grande evolução para o mercado e para as mangueiras de incêndio certificada ABNT.
O fabricante, quando passou a comercializar o produto com união obteve uma diminuição considerável de reclamações de clientes que ao utilizar as mangueiras de incêndio certificada ABNT tiveram um ganho de qualidade e uma maior confiabilidade no produto adquirido.
Uma segunda mudança que veio com a revisão da norma foi a inclusão de um ensaio que estabeleceu critérios mínimos de resistência a à abrasão, fazendo com que o produto adquirisse uma maior durabilidade.
Identificação da Marca de conformidade ABNT:
Além das especificações estabelecidas na norma, os fabricantes de mangueiras de incêndio certificada ABNT, tem a obrigação de identificar seus produtos com o selo representativo da marca.
Na hora da inspeção, se for constatada uma identificação que não esteja de acordo com estabelecido na norma NBR 11861, o consumidor deve alertar as autoridades competentes, pois esse produto pode ter sofrido algum tipo de adulteração.
Opte sempre pelas mangueiras de incêndio certificada ABNT:
A escolha correta do tipo de mangueira fornece a garantia de um desempenho adequado e uma maior durabilidade da mangueira. Essa escolha precisa necessariamente obedecer à alguns critérios tais como, local destinado ao uso da mangueira; pressão máxima de trabalho a que será submetida e as condições de abrasividade.
Certificado de Marca de Conformidade ABNT:
O Programa de Certificação ABNT para mangueiras de incêndio certificada ABNT estabelece um processo extremamente rigoroso de controle dos produtos fabricados, os quais podemos destacar:
- Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com a ABNT NBR ISO 9001;
- Obrigação de possuir laboratório próprio para autocontrole de produtos, sendo este avaliado de maneira regular pela própria ABNT, de acordo com critérios internacionalmente aceitos;
- Auditorias técnicas trimestrais
- Coleta no mercado para avaliação completa do produto
Além de obedecerem todos os requisitos já citados, todos os processos de certificação são submetidos à avaliação da Gerência Técnica da ABNT e do ABNT-CTC-01(Comitê Técnico de certificação).
Esse comitê é formado por diversos representantes classistas, com importante representatividade na sociedade tais como o Corpo de Bombeiros, CREA, Universidades e entidades de classe e especialistas. Dessa maneira, as mangueiras de incêndio certificada ABNT são analisadas de forma técnica e completamente transparente, proporcionando uma muito mais credibilidade para a marca.